sábado, maio 16, 2009

«Exposição Amália Rodrigues: 10º Aniversário», Segunda-Feira, em São Miguel!

Já se aproxima a minha estreia na belíssima cidade de Ponta Delgada, em São Miguel, na próxima Segunda-Feira, dia 18, pelas 22 horas, na Academia das Artes dos Açores, num concerto que será o primeiro de três (distribuídos também pela Ilhas Terceira e Pico, no próximo mês de Junho), integrado na Inauguração da Exposição Itinerante sobre o 10º Aniversário da Morte da nossa Diva Amália Rodrigues!
Até Segunda!!


«Açores acolhem uma exposição itinerante sobre Amália Rodrigues

A directora regional da Cultura, Gabriela Canavilhas, assina segunda-feira, em Lisboa, um protocolo de cooperação entre o Governo Regional e a Fundação Amália Rodrigues que permitirá a organização de uma exposição itinerante dedicada à fadista que vai percorrer cinco das ilhas dos Açores, de 8 de Maio e 6 de Julho.

A mostra, realizada no âmbito da temporada MusicAtlântico para assinalar a passagem do 10º aniversário da morte de Amália Rodrigues, vai integrar peças do acervo pessoal de Amália (trajes de palco, fotografias, quadros, prémios e, até, o rascunho manuscrito de uma carta dirigida a Vitorino Nemésio) que poderão ser apreciados pelo povo açoriano.

Em complemento à exposição vão realizar-se vários concertos e palestras que contarão com a participação do musicólogo Rui Vieira Nery, do músico António Eustáquio e da fadista Joana Amendoeira, (Prémio Revelação 2009).

Na ilha de Santa Maria, a exposição estará patente ao público na Igreja das Vitórias, em Vila do Porto, com inauguração, pelas 18 horas, do dia 8 de Maio e poderá ser apreciada todos os dias, das 10 às 12:30 horas e das 14 às 17:30 horas, até ao dia 15 de Maio. No dia da inauguração, pelas 21 horas, terá lugar um concerto-palestra subordinado ao título “A guitarra e o guitolão”, por António Eustáquio.

Em São Miguel, a iniciativa terá como entidade acolhedora a Academia das Artes, em Ponta Delgada, com inauguração marcada para 18 de Maio, pelas 18:30 horas. Nesse mesmo dia terá lugar a conferência “Percursos do Fado” proferida por Rui Vieira Nery, seguida de concerto pela fadista Joana Amendoeira. A exposição poderá ser apreciada até 30 de Maio, nos dias úteis, das 14 às 19 horas, e aos sábados, das 9:30 às 13 horas.

Na ilha Terceira, a exposição estará patente no edifício sede da Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral, entre 5 e 15 de Junho, num horário diário das 15 às 22 horas. À inauguração, que ocorrerá pelas 18 horas, associa-se a conferência “Percursos do Fado” proferida por Rui Vieira Nery, a que se seguirá um concerto pela fadista Joana Amendoeira.

A ilha do Pico recebe “Amália” no espaço do Museu do Vinho, na Madalena. A exposição estará patente ao público entre 19 e 28 de Junho, nos dias úteis, das 10 às 12:30 horas e das 14 às 17:30 horas. Ao fim de semana, o horário de visita será das 10 às 12:30 horas. A inauguração, marcada para as 18 horas, do dia 19, contará com a presença, em concerto, da fadista Joana Amendoeira.

A ilha do Corvo acolherá a iniciativa no espaço do Centro Cultural e Ambiental, de 3 a 6 de Julho. Após a inauguração, prevista para as 18 horas, seguir-se-á a conferência-palestra de António Eustáquio, intitulada “A guitarra e o guitolão”. »
GaCS/JMB/DRaC,


in Presidência do Governo Regional dos Açores, Gabinete de Apoio à Comunicação Social.

Sem comentários: