quinta-feira, maio 24, 2007

Relatos de Budapest I

Muito obrigada, Zorán!

Foi uma emoção única partilhar o palco com uma das lendas da música húngara, perante 12 000 espectadores, na Sportárena de Budapest!
Para a nossa actuação, levámos connosco a poesia de Ary dos Santos com música de Alain Oulman, «O Meu é Teu», tema escolhido pelo próprio Zorán, a partir do nosso disco «Ao Vivo em Lisboa», e uma das canções emblemáticas da sua carreira- «Az Unnep» - que já havia cantado o ano passado também no concerto da Sala Fogadó, em Budapest!
Muito obrigada também ao músico Kornel, maravilhoso percussionista, que tocou connosco carrón no tema «O Meu é Teu», improvisando e dialogando connosco de uma forma inesquecível! Fantástico Kornel! Aliás, foi um enorme privilégio conhecer todos os músicos que fazem parte da banda do Zorán! Muitos Parabéns!
Até breve!

Koszonom (Obrigada, em húngaro)
































1 comentário:

Anónimo disse...

Minha querida Joana,

não foram 12 000 mas sim 14 000! :)

Passo-te este artigo que podes encontrar na pag do ICEP:http://www.portugalnews.pt/icep/artigo.asp?cod_artigo=145478

O Fado a promover o Turismo de Portugal
O concerto da Fadista Joana Amendoeira na prestigiada sala de espectáculos Teatrum do centro cultural Millenáris Park em Budapeste, foi sem dúvida um dos grandes momentos da programação, "Portugal Apresenta-se", que decorreu nesta capital durante 10 dias, de 17 a 26 de Maio.


Numa sala completamente cheia, com mais de 900 pessoas, das quais 75% adquiriu o seu bilhete, Joana Amendoeira, acompanhada por Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal na viola e Paulo Paz no baixo, cantou e encantou, cantando o fado de Portugal e de Lisboa, grandes poetas portugueses e grandes autores do fado e ainda, com tempo, para cantar duas canções en húngaro, adaptadas para a guitarra portuguesa e para o fado, músicas de nomes tão famosos neste país como são o caso de Gábor Presser, Zorán e János Brody.

A Fadista Joana Amendoeira que para além do concerto, foi convidada do músico Zorán, onde cantou 2 músicas perante mais de 14 mil pessoas, tendo sido um dos momentos mais altos do concerto, actuou ainda na conferência de imprensa de apresentação do "Portugal Apresenta-se", no jantar na vinoteca da Borkapolna e no principal jantar português com fado, realizado no restaurante Károlyi.

A Fadista Joana Amendoeira durante os dias que esteve em Budapeste foi entrevistada e/ou cantou para importantes órgãos de comunicação social como o canal televisivo M1 (Canal 1), para o programa "Kultúrház"(Casa da Cultura), para o canal público DUNA TV, com grande destaque, no contexto do "Fim-de-Semana Português" que decorreu na DUNA TV (18-19-20 de Maio), para o rádios comerciais "Klub Rádio" e "Rádio Café", rádios públicas "Kossuth e Petöfi"(Canal 1 e 2) e para o canal WebCsatorna. Foi entrevistada para o diário Magyar Hirlap e foi notícia a sua presença em mais 16 órgãos de comunicação social.

O Fado e no caso concreto a Fadista Joana Amendoeira, é hoje no mercado húngaro um meio excelente de promover Portugal, de promover a oferta turística portuguesa, sobretudo com o destino Lisboa.


[29-05-2007] [ Icep Portugal ]