quinta-feira, março 29, 2007

«À Flor do Fado» na Magazine Artes


"À Flor do Fado"
" Ao quarto disco de originais, Joana Amendoeira volta a juntar alguns dos seus poetas de eleição, num disco em que se «respira fado» do princípio ao fim. Nota dez! "

" Quando se fala na «Nova Geração do Fado» é inevitável não se mencionar umas das suas mais conceituadas fadistas, Joana Amendoeira. Com apenas 24 anos, Joana já tem na bagagem quatro álbuns editados, e o prémio revelação que lhe foi atribuído pela Casa da Imprensa em 2004. Já pisou muitos dos mais prestigiados palcos internacionais e tornou-se numa viajante do mundo, levando e espalhando a língua e a cultura portuguesas por todos os sítios onde passa, como por exemplo: o Strickly Mundial, o Mercat Musica Vic, a Feira do Livro de loTurim, o Festival Atlantic Waves ou o Festival Île de France, entre muitos outros. «À Flor da Pele» é o seu novo registo, um álbum que conta com a direcção musical de Custódio Castelo e com os músicos Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola de Fado) e Paulo Paz (contrabaixo e baixo acústico). Apesar do seu classicismo, Joana Amendoeira em todos os seus discos tem dado voz às palavras de jovens autores, e «À Flor da Pele» volta a prová-lo com a participação de Tiago Torres da Silva, Helder Moutinho ou José Luís Peixoto, lado a lado com Pedro Homem de Mello ou Fernando Pessoa. Mais uma vez, e a exemplo dos seus antecessores, neste disco respira-se fado. Joana Amendoeira é fado. No seu cantar, o fado ganha novo fulgor, nova atitude, sem se desviar da clássica tradição fadista, mas incutindo-lhe uma modernidade bastante discreta e sedutora. a sua voz cristalina e imensa de sentimento, conquista-nos a cada segundo, em cada frase. À Flor da Pele é um disco memorável, belo, que se aconselha a escutar repetidamente, e que pode ser visto ao vivo no próximo dia 3 de Março, no Cinema s. Jorge."
OL
Publicado na Magazine Artes Nº049, pág. 95, Março 2007.

1 comentário:

Fragmentos Repartidos disse...

Não é muito frequentes ouvir fados, mas não é por não gostar...Depois de ler isso dá vontade de ouvir o novo trabalho desta fadista.