segunda-feira, junho 15, 2009

Ecos da Gala FUNDAÇÃO AMI 25ºAniversário!

« Uma noite memorável onde o fado efectivamente "aconteceu", pois os fadistas e músicos presentes prestaram-se totalmente a uma "causa"...
Coliseu do Porto - Porto - 30/05/09
Com o intuito de ir ao Porto fazer a apresentação do livro "Otros Viajes com letra y música", na prestigiada e acolhedora livraria Lello & Irmão, um pequeno grupo de espanhois, aproveitou a estadia na "capital do Douro" para assistir a espectáculos de Fado naquela cidade.Quis a sorte que naquele dia de chegada, sábado 30 de Maio, se realizasse às 9:30 da noite no Coliseu do Porto uma Gala de Fado com fins de solidariedade a favor da AMI, que celebra este ano 25 anos de intensa actividade. O espectáculo teve apresentação de Carlos Malato, e o rol de fadistas para aquela noite apresentava nomes como Kátia Guerreiro, Joana Costa, Joana Amendoeira, Hélder Moutinho e Mafalda Arnauth.Na verdade, além de ter conhecido uma sala magnífica, ampla, elegante e moderna, e aí poder escutar e viver o fado em ambiente propício, tive a oportunidade de assistir a uma noite memorável onde o fado efectivamente "aconteceu", pois os fadistas e músicos presentes prestaram-se totalmente a uma "causa", a que o público também soube corresponder.Para nós Joana Costa era uma desconhecida, e logo nos impressionou pela sua actuação onde interpretou fados castiços, com paixão, elegância e boa voz. A actuação de Kátia Guerreiro a abrir o certame foi selectiva e algo antológica deixando logo ali as expectativas bastante altas para o restante espectáculo. Logo atrás de Joana Costa actuou Hélder Moutinho, muito centrado num repertório clássico com letras de sua autoria. Joana Amendoeira fez acompanhar as guitarras de um acordeão e uma pequena orquestra e dessa junção o resultado que se ouviu não deixou de ser fado, fado como ela bem sabe cantar, com carinho e envolvência. Mafalda Arnauth pelo contrário, apresentou um leque de baladas e músicas populares regionais.
O fado, sempre o fado, desta vez na margem do Douro, "ainda que sendo um rio, todavia é uma canção" como escreveu Eugénio de Andrade. »

Angel Garcia Prieto
Associación de Amigos del Fado de Asturias
Tradução e adaptação : Portal do Fado
Artigo publicado no Portal do Fado, a 10 de Junho de 2009.

Sem comentários: