terça-feira, outubro 28, 2008

Entrevista com Ana Tomás, no Cotonete!



entrevistas nacionais
Data:15-10-08 Local:Lisboa
Entrevistador: Ana Tomás
«Os fados que eles nos trazem.»
«Em comum têm o fado e o facto de um ser, além de cantor, agente do outro. Falamos de Helder Moutinho e Joana Amendoeira, dois fadistas que se preparam para lançar novos trabalhos, respectivamente.
"Que Fado é Este que Trago" é o título do novo disco de estúdio de Helder Moutinho, com lançamento marcado para Novembro. Dividido em três partes, o seu mais recente álbum propõe uma espécie de viagem sentimental pelos elementos do fado, sem qualquer carácter (ou pretensão) científico, como afiançou na entrevista ao Cotonete.
A forma de sentir o fado, patente nesta divisão que o seu novo trabalho apresenta, é segundo Helder Moutinho algo que não se explica, por isso é difícil apontar uma direcção de futuro ou uma fronteira estilística: «é algo que se sente». Exemplo disso mesmo, é o disco de Joana Amendoeira, que traz o registo do seu concerto com o Mar Ensemble, na Festa do Fado do Castelo de S.Jorge. Apesar do acompanhamento clássico, o fado não deixa de ser o protagonista.
Os seus novos trabalhos e o que é ser fadista, dentro das novas inovações que se introduzem ao género, foram as questões abordadas, numa entrevista conjunta, a estes dois representantes da nova geração do fado.
Fique para ouvir a entrevista na íntegra com Helder Moutinho e Joana Amendoeira. »

Ana Tomás
Para ouvir:

Sem comentários: