terça-feira, outubro 28, 2008

Artista do Mês no site Alma Humana



Artista do Mês
Joana Amendoeira
Outubro
«Joana Amendoeira é jovem, bonita, portuguesa e representa bem o nosso novo Fado. A fadista arrancou os primeiros grandes aplausos do público e da crítica nacional sensivelmente a meio da década de noventa. Esta sua merecida ascensão foi materializada em 1998 com a edição do seu álbum de estreia, “Olhos Garotos”. A artista também soube estender a sua voz e o seu talento para lá do limite físico do nosso pequeno país. Surgiu o novo milénio e surgiu também em 2000 o segundo álbum de Joana Amendoeira, “Aquela Rua”.
A fadista continuou a actuar por todos os cantos do mundo, levando assim o Fado e a nossa cultura além fronteiras. O regresso aos registos discográficos ocorreu em 2003 com a edição do seu terceiro álbum, o auto-intitulado, “Joana Amendoeira”. Depois de agradecer o Prémio Revelação 2004 atribuído pela Casa da Imprensa, a artista editou em 2005 o seu quarto álbum, “Joana Amendoeira – Ao Vivo em Lisboa”, alusivo ao concerto dado em Novembro de 2004 no Teatro Municipal São Luiz. O seu quinto álbum surgiu no final de 2006 com o título “À Flor da Pele”.
A jovem fadista prepara agora a edição de mais um álbum musical, “Joana Amendoeira & Mar Ensemble”, disco gravado ao vivo na 5ª edição da Festa do Fado, na Praça de Armas do Castelo de São Jorge, no dia 21 de Junho de 2008. O álbum conta com a presença de Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal na viola de fado, Paulo Paz no contrabaixo e Filipe Raposo no acordeão. O introdução do conceito Mar Ensemble foi introduzida pelos músicos Paulo Moreira, António Barbosa, Paula Pestana, Ricardo Mateus, Maria Rosa, Rui Travasso e Carlos Alberto.
O lançamento de “Joana Amendoeira & Mar Ensemble” está agendado para o próximo dia 27 de Outubro, e terá a assinatura da editora HM Música. »
Joana Amendoeira: [MySpace] [LastFM]

Sem comentários: