terça-feira, maio 27, 2014

Joana Amendoeira em concerto na abertura da Feira de Maio da Azambuja

Música, festa brava e sardinha assada animam a Azambuja
A tradicional homenagem ao campino e a noite da sardinha assada são os pontos altos de mais uma edição da Feira de Maio, que este ano se realiza entre os dias 29 de Maio e 2 de Junho, na vila de Azambuja. Ao todo serão cinco dias de actividades ligadas à tauromaquia, que arrancam logo no dia 29 de Maio com um dia dedicado às tertúlias. Pelas 13h00, o Jardim Urbano da vila enche-se de juventude e alegria com o almoço de convívio das tertúlias. As largadas de toiros realizam-se todos os dias: Quinta-feira às 19h00; sexta-feira, às 22h00; sábado às 18h30; domingo às 10h30 e segunda-feira, às 18h30.
A inauguração oficial da feira está marcada para as 17h00, na praça do município. À cerimónia juntam-se campinos, a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja e os elementos das tertúlias. Segue-se a abertura, no campo da feira, do pavilhão do Artesanato e das Actividades Económicas e da "Praça das Freguesias", que volta a concentrar atenções ao longo dos 5 dias da Feira de Maio. A praça irá acolher os visitantes com gastronomia regional e animação, proveniente de cada uma das sete freguesias do concelho. As tasquinhas estarão a cargo de diversas associações e instituições de solidariedade social, funcionando de sexta-feira a segunda-feira entre as 12h00 e a meia-noite. 
Um concerto com a fadista Joana Amendoeira, no Páteo Valverde, à meia-noite de 29 de Maio, é um dos pontos altos da animação musical. Este dia encerra com a Mesa da Tortura, prova de resistência e bravura na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. A sexta-feira, 30 de Maio, continua a constituir um dos maiores cartazes da Feira de Maio, com a tradicional distribuição de sardinhas assadas, antecedida do cortejo de campinos com o gado pelas ruas da vila à luz de archotes, às 21h00, seguido da habitual largada de toiros. Haverá fado vadio, música itinerante e arraiais até de madrugada. Às 02h30 haverá um concerto com Ruth Marlene na praça do município.
Sábado, 31 de Maio, é o Dia do Cavalo. Às 10h30 haverá aulas práticas de equitação na praça do município. Na Várzea do Valverde, a partir das 14h00 decorre a admissão a concurso de Modelo e Andamentos - Classe Éguas Afilhadas - Puro sangue lusitano. Às 15h00 os campinos mostram todas as suas capacidades nas provas de campo, com a condução de jogos de cabrestos e prova de perícia. A animação da noite terá uma romaria a cavalo pelas tertúlias da vila, às 21h30, e a mesa da tortura, na praça do município, às duas da madrugada. O cabeça de cartaz dessa noite será o cantor Iran Costa, que atuará na praça do município.
Na manhã de domingo, 1 de Junho, Dia do Campino, vive-se o momento mais solene com a tradicional Homenagem ao Campino, na praça do município, pelas 09h30. Este ano é homenageado o campino José Manuel Abreu Mendes. Às 17h00, haverá uma corrida de toiros à portuguesa na praça Dr. Ortigão Costa, com os cavaleiros Rui Salvador, Paulo J. Santos e Duarte Pinto e os forcados amadores de Azambuja, do Ribatejo e de Arruda dos Vinhos.
Na última manhã da feira, dia 2 de Junho, os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho participam em várias actividades e enchem as ruas com a sua animação e alegria na iniciativa "Feira na Vila". Às cinco da tarde, antes da última espera de toiros, procede-se à entrega de prémios às melhores ornamentações de largos, janelas ou fachadas, e montras, na praça do município.
Fonte: Jornal O Mirante "Cultura e Lazer" 23/05/2014


Sem comentários: