sexta-feira, outubro 11, 2013

Chat com leitores de «La Opinion de Murcia» 10/10/2013.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jueves, 10 de octubre de 2013 a las 17:30h.
Dijous, 10 de octubre de 2013 a les 17:30h.
Donnerstag, 10. Oktober 2013 um 17:30 Uhr

Joana Amendoeira

Noche de Fado con una de las Divas del género, la exquisita Joana Amendoeira, que presentará su nuevo álbum ?Amor Mais Perfeito? el próximo 12 de Octubre en el Auditorio, pero antes estará charlando con los lectores el jueves 10 a las 17:30 horas ¡Envía tus preguntas!

Joana Amendoeira

1. Joana, ¿crees que alguien que no haya nacido en Portugal puede ser capaz de sentir el fado igual?

» Sim, penso que em todo o Mundo se é capaz de sentir o Fado! Penso é que é mais difícil tocar ou cantar para quem não é português, pois há de facto uma grande carga cultural e de vivência. Tal como também é difícil para um estrangeiro cantar flamenco, tangos ou outros géneros musicais de raízes muito fortes!! Mas sem dúvida o fado apaixona o mundo inteiro e por isso se multiplicam os concertos!!

2. ¿Se considera usted una diva del género o es demasiado joven para eso?

» A palavra diva é muito forte, nunca me irei considerar assim.

3. ¿Prefiere usted Barrio Alto o Alfama? ;))) Adoro Lisboa!

» Pessoalmente prefiro Alfama!! Para mim é um bairro mágico onde se sente o Fado em cada esquina!!

4. Hola Joana. Para mi un fado es como un llanto. no se cansa des estar siempre llorando???

» O Fado é vida! E na vida não há só tristezas e alegrias... Eu não considero o Fado uma canção triste, alias até é bem capaz de ser muito alegre , por vezes!

5. le gustaría cantar en sitios mas humildes que no fueran teatros y auditorios? no cree que la buena musica se escucha en directo en alas tabernas?? obrigado!!! Jose Manuel.

» Eu gosto muito de cantar em casas de fado, ou pequenos locais onde o ambiente é bastante intimista, mas também me dá muito prazer cantar em grande palcos. também neles se consegue criar ambientes imtimistas e quando as almas se unem é muito gratificante!

6. T gusta españa?? q es lo q mas t gusta???

» Gosto muito de Espanha! Sinto-me muito identificada com a vossa cultura, somos mesmo muito próximos, e não é só geograficamente, na alma e no sentir também! Por isso gosto muito de cantar para o public espanhol que se entrega e não tem vergonha de expressar o que sente! Gosto de tudo e em especial da gastronomia!!

7. Conocí Oporto este verano, ¡y me encantó! Me falta conocer Lisboa algún día. ¿Qué otros rincones de Portugal recomendarías? ¡Gracias! Karmen.

» Karmen, aconselho conhecer Viana do Castelo, Coimbra, Santarem (a cidade onde nasci) e também Évora! São cidades lindíssimas!

8. ¿Te gustan los concursos de la tele? Operación Triunfo, La Voz...

» Sinceramente, não estou muito a par do que se passa na Televisão porque como estou a cantar quase todos os dias, não consigo ver, mas o que me parece é que existe uma enorme exploração no que respeita à ilusão e sonhos que querem passer a muitos jovens, que depois não estão preparados para as situações negativas que acontecem, Há uma grande mediatização e de repente desaparecem, já ninguém quer saber.
mas com certeza, é uma forma de descobrir grandes talentos. Por vezes não há é Mercado para os receber a todos.

9. ola juana jeje XD aparte d cantar k t mola hacer??? ers muy wapa ;) fran

» Bem neste momento não tenho muitos tempos livres pois estou a estudar na universidade, para além de cantar nos concertos e na casa de fados. mas se tenho tempo livre gosto de passear e de ir ao cinema.

10. como ven los portugüeses a los españoles??? mojate

» Os portugueses têm um grande carinho por Espanha e pelos espanhóis, não sinto que haja a rivalidade que a história nos quis ensinar. Aliás os portugueses sempre que podem visitam Espanha!

11. La imagino cantando junto a la Torre de Belem, como una diva antigua, en blanco y negro. Es usted una mujer preciosa. Gracias por mantener la tradición del fado, que tan poca gente valora. Mi pregunta es: cuando empezó a cantar? Mis respetos. Antonio.

» Muito obrigada pelas suas palavras tão bonitas que muito me honram.
Comecei a cantar aos 6/7 anos de idade, em festas de família e aos 11 anos comecei a frequentar uma casa de fados que tinha inaugurado em santarém, «O castiço».

12. para usted cantar el tecnica o talento???? se puede aprender o hay q nacer? P.D: a mi me gustaria aprender. soy chica arantxa

» Primeiro penso que o mais fundamental é ter talento mas depois é importante moldar esse talento, aprender alguma técnica para não criar vícios ou erros! No caso do fado, normalmente diz-se que um fadista já nasce com esse talento, que pode ser descoberto em criança ou mais tarde, mas nunca deixa de nascer com a pessoa.

13. como explicaria a alguien q no conoce el fado q es el fado? a me encanta el fado!!!!

» Eu digo sempre que o Fado é um acontecimento mágico, que resulta do ambiente criado por quem canta, quem toca e por quem escuta. Um fadista ao cantar liberta a alma e o curacao através de histórias que são de todos, histórias do dia a dia, histórias de amor, de saudade, de solidão e ao passar bem essa mensagem todos ficam arrepiados, daí diz-de que acontece o fado.

14. apenas hay cantantes d fados q alcancen fama internacional. quiere usted ser otra amalia rodrigues??

» Penso que ninguém pretende ser uma nova Amália, até porque isso seria impossível. Amália foi uma diva mundial, daqueles que aparecem muito raramente. Gostaria de continuar a fazer o trabalho internacional que desenvolvo desde que comecei a cantar fora de Portugal em 1998, mas com a humildade de ser a Joana Amendoeira.

15. hola joana, entiendo que hablas español por que todas las preguntas te las hacen en este idioma, cuando aprendiste español? te fue facil? por que crees que a los españoles nos cuesta aprender idiomas aunque sea uno tan parecido como el portugues? Paco

» Infelizmente no hablo español, prefiro nestas respostas escrever em português. Compreendo bem mas por ser uma língua tão irmã não consegui ainda aprender bem! Prometo que na próxima já saberei escrever bem! Sim, de facto para os portugueses é fácil aprender outros idiomas e não tanto para os espanhóis, talvez porque durante muitos anos os próprios filmes eram traduzidos... não sei se é um dos motivos, mas poderá ter certa influência!

16. Hablenos de su disco nuevo y de porque hay que ir a verla al concierto en el auditorio. Mery.

» O meu novo disco «Amor mais perfeito-Tributo a José Fontes Rocha» é um disco de amor perante um mestre que tanto me ensinou e que tanto deu ao Fado em toda a sua vida. São 13 temas da sua autoria, contend 2 dos originais com que me presenteou! Muitos destes fados irei trazer ao auditório! Acima de tudo gostaria muito que todos estivessem presents pois iremos entregar-nos de corpo e alma como o Fado assim exige, para que seja uma noite mágica, memorável!

17. Buenas tardes Joana. Mi cuestion es: que metas se pone usted? mi madre nacio en Lisboa

» Os meus objectivos são: a busca da verdade da minha identidade como fadista, que vai evoluindo ao longo do tempo e a busca da alma para ser porta-voz de todos os sentimentos, ao cantar.

18. el amor es perfecto??? el amor es lo q mas duele!!!! perfecto por que? luz

» Penso que o amor é sempre perfeito e que todos na vida temos o nosso amor mais perfeito. Não tem de ser o que mais dói, por vezes isso é um erro e só mais tarde se entende, Principalmente o amor na sua generalidade é perfeito porque tem a capacidade de unir as pessoas, tem a capacidade de gerar a vida.

19. es feliz cantando o canta porque es feliz? gonzalo

» As duas coisas!! Quando conseguimos conciliar o que amamos fazer com a nossa profissão, não há nada com que nos realizemos mais! Sou de facto muito feliz por cantar o fado e ao cantá-lo também!

20. Hola Joana!! Iré a verte el sabado!! Cuantas veces has venido por Murcia? La conoces? Te gusta la ciudad?

» Nunca estive em Murcia e estou com enorme expectativa, apesar de ser uma viagem muito rápida! Muito obrigada e espero encontrá-lo no Sábado!!

21. Joana, qué bonito nombre :) Cuáles su cantante español favorito?

» Muito obrigada ;)
Eu gusto de muito de Diego el Cigala. Para mim é um artista sem tamanho!

Muito obrigada a todos pelas perguntas enviadas! Espero ter respondido a todas a vossas perguntas ou dúvidas e espero que estejam comigo no concerto do próximo Sábado!! Até lá!! Bem hajam!!


http://comunidad.laopiniondemurcia.es/entrevista-chat/5053/Musica/Joana-Amendoeira/entrevista.html

Sem comentários: