quarta-feira, novembro 26, 2008

Ecos do Disco Digital



terça-feira, 25 de Novembro de 2008 01:06
«Joana Amendoeira & Mar Ensemble», Joana Amendoeira
Davide Pinheiro
"Nem todas as vozes do quase banalizado «novo fado» têm que se afirmar como estrelas de ambição global. Em tempo de fecho de ciclo, é hora de sintetizar o que está para trás.

Gravado ao vivo na última Festa do Fado, «Joana Amendoeira & Mar Ensemble» fecha um ciclo em que raramente demonstrou a ambição de se tornar numa vedeta reconhecida internacionalmente, como uma Mariza ou uma Cristina Branco. O que não é necessariamente negativo.
Enquanto conclusão de uma primeira parte da carreira – e espera-se que venham muitas mais a caminho – o balanço é muito positivo. Como escreve o fadista e empresário Hélder Moutinho no comunicado que acompanha o disco esta é a verdadeira «confluência entre a alma e a paixão».
Criado propositadamente para este espectáculo, o Mar Ensemble define-se como um quarteto de cordas, um quarteto de sopros e um acordeão que trabalha arranjos com uma sobriedade rara para quem não toca habitualmente em conjunto. Canções já por si belas ganham outra riqueza.
No fundo, Amendoeira reconhece que já era tempo de arrumar a casa e olhar em frente. Inteligentemente, foi à procura de novas soluções para a sua carreira. Há pistas e ilações a retirar para futuros discos. Mas o mais impressionante é a tranquilidade com que tudo nos é cantado. Como se fosse ao ouvido…"

Sem comentários: