quinta-feira, setembro 11, 2008

Retrospectivas de Julho 2008: Os «caminhos» de Vilnius e Kaunas

17 de Julho- Conferência de imprensa na Embaixada de Portugal, na Lituânia, em Vilnius, que foi seguida de um "mini" concerto para diversos convidados e vários meios de comunicação social.
Reportagem da LTR Tv pode visualizar aqui:


Na primeira fotografia, encontram-se a meu lado, as duas responsáveis da organização dos Kristupo Vasaros Festivalis e Pazaislis Music Festivalis.


O grande impulsionador da nossa ida à Lituânia, (que se tornou um grande amigo), Nuno Guimarães, que "luta" todos os dias para divulgar a cultura do nosso País!

Muito obrigada por tudo, Nuno!!!


A foto de grupo ( Paulo Paz, Pedro Pinhal, Pedro Amendoeira e Luís Batista) na varanda da nossa Embaixada, com os novos amigos... o Nuno, a Leila e a Audra.

18 de Julho: o recinto "sui generis" do Christopher Summer Festival, um belíssimo páteo, em Vilnius, que ficou completamente esgotado, com mais de 1000 pessoas! Um público e um ambiente fantásticos!! No final deste concerto tive uma grande surpresa, no meio de tanta gente que estava a descobrir o fado pela primeira vez, chegou junto a mim, uma jovem rapariga que me deu uma pintura sua sobre o fado «Rosa sem Espinhos», do álbum Joana Amendoeira. Foi uma enorme emoção...

Os organizadores do Festival, o Nuno Guimarães e a nossa amiga Aisté, da Embaixada de Portugal.


19 de Julho: Concerto no Champagne Bar, em Vilnius.


20 de Julho: Concerto em Kaunas, no Pazaislis Music Festival, num recinto ainda mais "sui generis" que o de Vilnius.

Um velho celeiro, que está inserido numa propriedade muito inovadora culturalmente, serve de palco, há alguns anos, a este Festival.

Vários artistas plásticos deixam peças de arte expostas em toda a propriedade, que é uma galeria «campestre» ao ar livre!

De repente, aquele espaço calmo, no meio do campo, que nada tem a ver com uma sala de concertos, transformou-se...que grande "sala"... não havia lugares para tanta gente... os portões ficaram abertos e mesmo assim ficou muita gente na rua...que mesmo assim não se foi embora e ficou a ouvir... Foi extraordinário sentir tanto carinho e tanta curiosidade por esta música que apaixona, cada vez mais, culturas diferentes... Receberam-nos com um enorme calor e emoção!

Muito Obrigada!

Espero... Até breve Lituânia!

Blogues de Apoio à Música e Língua Portuguesa na Lituânia:

http://www.olavilnius.blogspot.com/

http://www.portugalijos-muzika.blogspot.com/

Sem comentários: