domingo, novembro 26, 2006

De Regresso...

Metropol, Kristianstad 22/11/2006
Fotógrafo Tommy Svensson


Ao fim de duas semanas longe de Portugal apertam dentro do peito muitas Saudades! Mas também trazemos muito calor pela recepção do público sueco!

Foi uma experiência muito enriquecedora, esta segunda etapa de concertos na Suécia, que nos levou por mais dez cidades junto de uma maioria de pessoas que só agora tiveram o primeiro contacto com o Fado, mas que no final diziam que jamais deixariam de ouvir esta música cheia de emoções, prometendo visitas num futuro breve a Portugal! Também encontrámos pessoas que já tinham estado presentes noutras cidades onde nos apresentámos da primeira vez e apenas sete portugueses, em apenas três cidades!

É muito gratificante sentir o interesse crescente e apoio revelado na divulgação da Cultura Portuguesa, particularmente nesta peculiar expressão da Alma Portuguesa que é o Fado, tendo tido a oportunidade de fazer várias entrevistas para vários jornais da Região da Smaland e de Kristianstad, e recebemos o convite da Sverige Radio, Rádio Nacional Sueca, que gravou o concerto de Vetlanda, emitindo já a primeira vez dia 27 de Novembro. Também tive a oportunidade de conversar numa entrevista por telefone com Carlos da Silva, da Rádio PIKO, única estação portuguesa em todo o território, com estúdio em Gotemburgo.

O nome de Thomas Nydahl é de um relevo essencial na divulgação do Fado na Suécia, jornalista e escritor, já publicou vários livros sobre o Fado e Lisboa, pelo que é apaixonado há mais de vinte anos, e acaba de lançar há apenas duas semanas o seu último livro sobre Fado e Fadistas, sobre várias entrevistas a fadistas e nomes ligados à pesquisa do Fado. Vivendo em Kristianstad (uma antiga cidade com nome de um Rei Dinamarquês, uma vez que aquela região pertencia à Dinamarca há alguns séculos), foi ele o grande impulsionador do concerto que aconteceu no Metropol, (este foi o primeiro concerto de Fado naquela cidade), espaço que pertence à Universidade, e que se encontrava completamente esgotado! Vivemos momentos inesquecíveis nessa noite recebendo do público um calor tão intimista que nos levou «a viajar» até Lisboa! Muito Obrigada Thomas pelo seu Amor ao Fado!

E como sempre muito obrigada a todos!


Agora viajamos literalmente! Até já!



Fotografia pertencente e publicada pelo Jornal Kristianstasbladet 23/11/2006.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dear Joana
my friend Carlos has translated from your blogg, and I must thank you from the bottom of my heart, for all the beautiful words you write about your Swedish tour. Thanks a lot and most welcome back dear Joana!
Its also interesting to learn about other events of yours, and to see all the fine pictures!
Saudades, Thomas