quinta-feira, julho 13, 2006

Inesquecível Forde!



A 17ª edição do Festival Internacional Forde reuniu 250 artistas, oriundos de 20 países, num ambiente de fraternidade, amizade e um enorme amor pela Música!
Nos dois dias em que participámos no festival, e apesar do programa extremamente concentrado no tempo, tivemos a oportunidade de conhecer músicos como Solo Cissokho (Kora)-Senegal-,
Elika-Suécia-, Actores Alidos-Sardenha, Dulsori-Coreia do Sul, Mosaik (grupo de músicos do Reino Unido, Irlanda, Hungria, USA e Holanda), Grupo Beija-Flor (capoeira)-Brasil, Nambiquara People, índios brasileiros, entre outros!
Forde, uma pequena vila norueguesa, protegida entre montanhas, com cerca de 10000 habitantes, vive intensamente estes dias de música e nem um dia ou outro chuvoso demove a população de apoiar e assistir a todos os detalhes do programa que durava o dia inteiro!
Muitos jornalistas de vários países são atraídos pelo Festival, inclusivamente tive uma entrevista com um jornalista afegão!
Os concertos aconteciam maioritariamente na Fordehuset, um tipo de complexo cultural com vários auditórios e um grande ginásio que acolheu o concerto de gala!
A nossa primeira apresentação, no Kinosalen, na Fordehuset, foi gravada pela NRT TV e pela NRT Rádio, televisão e rádios nacionais norueguesas, que irão transmitir o concerto posteriormente!
No dia 8, ao meio-dia, e como manda a tradição, houve a famosa Parada deste encontro internacional, nas ruas principais da vila! Foi inesquecível ver todos os grupos do festival desfilar em charretes, a tocar, a cantar e a dançar, cada um com um porta-estandarte com a informação do país, a cumprimentar as pessoas que enchiam as ruas! E o tempo pregou-nos uma partida...como podem ver nas fotografias! Lindo!
À noite houve o Concerto de Gala, na Fordehuset, no Idrettshallen (o ginásio do complexo cultural) para uma audiência de mais de mil pessoas, com a participação de 14 grupos, concedendo-nos a honra de encerrar o espectáculo!
Muito obrigada e também muitos parabéns à organização deste fabuloso Festival!
Até Sempre!

Sem comentários: