quinta-feira, junho 15, 2006

Um Danúbio de emoções!




Queridos Amigos, chegámos há dois dias desta viagem à Hungria e ainda sinto uma emoção que me embarga, pela calorosa recepção do público, que se mostrou extremamente sedento da nossa cultura! Parecia que estava em casa!

A Hungria é um país muito especial para mim, onde tenho laços afectivos em vários níveis e porque foi o primeiro «voo» internacional do meu percurso, já faz oito anos! Tendo sido convidada regularmente para concertos inseridos na Comemoração dos Dias de Portugal, a convite do ICEP, (com o trabalho do delegado Dr.Joaquim Pimpão e toda a sua equipa) desde 1998, em Budapest mas também noutras cidades do país, o público húngaro começou a descobrir o Fado! Em 2003 foi o meu último contacto e agora senti que o interesse tomou uma proporção gigantesca! Inclusivamente no concurso Megasztár ( equivalente à Operação Triunfo), Rúzsa Magdi, uma concorrente escolheu cantar um fado a partir do meu último disco: O Fado de Ser Fadista (um fado originalmente criado por Carlos Ramos), apesar de não saber português!

Após o discurso de boas vindas e abertura do Embaixador de Portugal na Hungria, Luís de Castro Mendes, fiquei muito feliz por encontrar na Sala Fogadó, da Jovo Háza, muitos jovens, numa audiência que deveria ser de 450 pessoas mas devido ao «dilúvio» de chamadas de pedidos de bilhetes, a organização teve de arranjar solução e houve bilhetes vendidos em todos os cantos e galerias da sala, havendo mais 200 pessoas na assistência!

No dia do concerto, o programa do canal televisivo M1 «Kultúrház»- Casa da Cultura-, que gravava a 500ª edição, fez uma entrevista comigo no recinto Millenáris Park, onde mais uma vez divulguei a nossa língua e a magia contagiante desta magnífica expressão que é o Fado!

Naquela noite estavam reunidos todos os ingredientes para entrar nos nossos corações a magia do Fado, e demos tudo...

Há algumas semanas conheci em Lisboa um dos maiores músicos e compositores húngaros, Gabór Presser, que se revelou um grande amante de Fado e pensámos preparar uma música dele no concerto, e assim fizémos! Como tributo apresentámos Az Unnep! E como é difícil cantar em húngaro, nem imaginam, mas foi um desafio mesmo gratificante, surpreendemos o público e a nós próprios!

Nos dias seguintes sentimos a repercussão da nossa entrega com diversas críticas em jornais, como o Metro, com um milhão de leitores, onde figurava na primeira página uma fotografia do concerto, sites de informação, assim como na revista PestiEst, de divulgação cultural, de distribuição gratuita com mais de 200000 exemplares de tiragem , no artigo que revela o top de concertos da semana na cidade de Budapest (onde existem em média 80 concertos semanais), concedendo-nos o segundo lugar! Muito Obrigada!

1ª Foto: Pénzes Judit

Sem comentários: