domingo, março 06, 2011

PRÓXIMO CONCERTO DA TOUR NACIONAL "SÉTIMO FADO", DIA 20 DE MARÇO, EM SANTARÉM! DE VOLTA À TERRA NATAL...

Festas de S. José voltam a animar Santarém

Programa este ano com muitas novidades

Entre os dias 17 e 20 de Março vão decorrer as Festas de S. José em Santarém. Como já é habitual o Campo Infante da Câmara será o palco principal destas festas que este ano apresenta um vasto programa de animação, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santarém e da Cul.Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém.

Além das actividades em torno datas da Reconquista Cristã de Santarém (15 de Março) e do Feriado Municipal (19 de Março), que comemora o Dia de S. José, Santo Padroeiro dos Artífices, destaque para os concertos com a cantora Aurea e com a divertida banda “Jim Dungo”, o show de Herman José, Joana Amendoeira, uma festa com música dos anos 80 com o DJ Paulino Coelho da Rádio Renascença, as actuações de Tunas Académicas e Ranchos Folclóricos.


O programa foi apresentado hoje, dia 25, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a presença do vereador da Cultura da Câmara de Santarém, Vitor Gaspar, do administrador executivo da Cul.tur, José Valentim e ainda do vereador António Valente, da autarquia scalabitana.

À semelhança do ano passado, as Festas de S. José continuam com os palcos privilegiados da Casa do Campino e as cavalariças anexas, onde vão instalar-se os restaurantes e os expositores de artesanato.

Em termos de novidades, o recinto das festas este ano terá uma área maior e conta com um novo espaço comercial. Em exposição vão estar cerca 50 stands de diversos ramos.

Segundo o vereador Vitor Gaspar, “o projecto das Festas de S. José que tem como objectivo dar a conhecer ao país aquilo que Santarém tem de melhor no que respeita às suas tradições e ícones, é uma aposta ganha”, acrescentando ainda que “o projecto começa a pagar-se a ele próprio”.

O autarca frisou também que os festejos este ano têm três grandes patrocinadores, nomeadamente, Unicer, Cafés Delta e Águas de Santarém. A par destes, outras empresas colaboram e apoiam.

Quanto ao programa, o concerto de encerramento do I Ciclo de Órgão marca o dia 13 de Março. Às 16 horas, os Pequenos Cantores da Basílica da Estrela, um dos poucos coros litúrgicos eruditos de crianças no nosso país, acompanhado pelo agrupamento vocal Ensemble Studio Contrapuncti actuam na Catedral de Santarém. A acompanhar vai estar David Paccetti Correia, no órgão e Pedro Rollin Rodrigues, na direcção. Entrada livre.

No dia15, o programa prossegue com as celebrações dos 864 Anos da “Reconquista Cristã de Santarém por D. Afonso Henriques”, entre as 10 e as 16 horas, no Jardim das Portas do Sol.

A actividade que visa recriar a tomada de Santarém aos mouros por D Afonso Henriques (a 15 de Março de 1147) destina-se às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de Santarém.

Durante seis horas, há representações da época histórica (D. Afonso Henriques; Cristãos e Muçulmanos), ginástica, esgrima desportiva, jograis e malabaristas, bobos, calígrafo com escrita antiga e música medieval.


Dia 17 – Inauguração Oficial das Festas de S. José

A inauguração oficial das Festas de São José está marcada para as 18 horas de quinta-feira, 17 de Março, no Campo Infante da Câmara, com a participação da Irmandade dos Romeiros de S. José, campinos e acordeonistas, seguindo-se a já habitual homenagem a Celestino Graça (junto ao seu busto).

À noite, no palco Super Bock, realiza-se um espectáculo musical com várias tunas académicas (22h30). São elas: TUFES, Tunapikas, SCALABITUNA e TAGES.

A animação prossegue com um concerto com a banda de Santarém “Vulture”, quando soar as doze badaladas.

Dia 18

O dia 18 começa a actuação da Tuna da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS), às 15h30, no palco Super Bock.

E às 17 horas, será assinado um protocolo com o Ministério da Justiça com vista à criação da cidade judiciária em Santarém, na Sala da Assembleia Municipal (Antiga Escola Prática de Cavalaria). Vai estar presente o ministro da Justiça, Alberto Martins.

A festa prossegue às 18 horas, com o Coro do Jardim-Escola João de Deus, no palco Super Bock.

No mesmo palco mas às 21h30, actuam Pinto Ferreira, que vão interpretar músicas do seu primeiro single “Violinos no Telhado”. Uma viagem por uma história de não-amor, num pop rock fresco.

Hora e meia depois (23h00) sobe ao palco, a jovem cantora Aurea, que chegou e surpreendeu o panorama musical português com o single "Busy (For Me)" já disco de ouro.

As influências de Aurea - natural de Santiago do Cacém - e que residiu muitos anos no Algarve vão de Aretha Franklin a Joss Stone, passando por John Mayer e Amy Winehouse até James Morrison e Zero 7.

Rui Ribeiro foi o responsável pelas letras dos 9 temas originais deste álbum, um registo pop/soul mas com várias nuances de diversos estilos musicais.

A produção esteve a cargo de João Matos e Ricardo Ferreira. A este último coube também a direcção musical, juntamente com Rui Ribeiro.

Neste dia, a não perder também é a festa “Remember Night”, com o DJ Paulino Coelho da Rádio Renascença. Música dos anos 80, a partir da 1 da manhã, no palco Super Bock.


Dia 19

O Dia de S. José é preenchido com uma alvorada com foguetes às 8 horas e às 9 horas, há toque de sinos a rebate em todas as igrejas do Concelho.

Do programa consta o desfile etnográfico pelas ruas do centro histórico, a partir das 11 horas.

E pelas 13h30, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe a tradicional Homenagem aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Santarém de 2010.

Entre as 14 e as 19 horas, a Casa do Campino, recebe uma Mostra de Vinhos do Tejo, numa organização da Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém, da rede de escolas do Turismo de Portugal parceira da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR).

Além de uma exposição de produtos regionais e outros (com provas gratuitas e venda de produtos), há uma tasquinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém, música ao vivo, showcooking pelos alunos da escola (com provas no local entre as 15 e as 18 horas) e uma prova comentada por um enólogo, às 17 horas (inscrições no local).

O Feriado Municipal, a 19 de Março, conta ainda com uma missa de S. José pelas 15h30, na Catedral de Santarém, com a participação dos Pequenos Cantores de São Francisco, seguindo-se uma procissão pelo centro histórico e a entronização e bênção à Irmandade dos Romeiros de S. José (Largo da Piedade - 16h30).

A noite promete um programa de arromba. No recinto das festas, a Orquestra Típica Scalabitana festeja o 65º aniversário com uma actuação pelas 21 horas.

Outra das atracções da noite é o espectáculo One (Her)man Show com a banda de Pedro Duarte, marcado para as 22h30. Neste dia, o humorista que preparou um programa especial para Santarém celebra em palco mais um aniversário.

Pela meia-noite, a banda Jim Dungo promete um espectáculo divertido.

Dia 20

No dia 20, às 11 horas, tem lugar uma cerimónia de entrega de condecorações municipais, no Salão Nobre da Câmara de Santarém.

A partir das 15 horas, a tarde é dedicada ao folclore, com a actuação dos ranchos folclóricos do Concelho.

O ponto alto é a habitual corrida de toiros que abre a época na Monumental Celestino Graça. O cartel é composto pelos cavaleiros João Telles Jr., Tiago Carreiras e João Salgueiro e nas pegas vão estar o grupo de forcados amadores de Santarém e de Alcochete. (Ganadaria: Couto dos Fornilhos).

O último dia conta ainda com um espectáculo musical com a fadista Joana Amendoeira, às 21h30, no palco Super Bock.

Durante as festas, no Campo Infante da Câmara, realiza-se o tradicional mercado tradicional. Os mais pequenos têm também à sua disposição um espaço de diversões para crianças das Águas de Santarém e na manga vão decorrer largadas de toiros.

Para os mais resistentes, todas as noites, há animação nos bares com DJ’s.


Outras Actividades


Associadas às festas vão decorrer várias actividades desportivas e de solidariedade.

No sábado, 12 de Março, o Campo Chã das Padeiras recebe às 14h30, o XVIII Torneio de Futebol Veterano “Cidade de Santarém” - U. Tomar x Ex-UDS Bragança x Guimarães, numa organização da EX-UDS.

Mais uma actividade desportiva, no dia 16, às 16 horas, com o IV Torneio Inter-Escolas Concelhio das Escolas Secundárias Sá da Bandeira e Dr. Ginestal Machado. Para além de um percurso de bicicleta entre Santarém e Valada tem lugar uma jornada de canoagem em Valada.

Participam os alunos das Escolas 2º e 3º Ciclo do Concelho de Santarém – Alcanede, Alexandre Herculano, Mem Ramires, D. João II e D. Manuel I de Pernes, Secundárias Dr. Ginestal Machado e Sá da Bandeira, Colégio Infante Santo e Escola Profissional do Vale do Tejo.

E para quem gosta de ténis, de 17 a 20 de Março, entre 18 e as 22 horas, no recinto das Festas de S. José, realiza-se o projecto “Iniciação ao Ténis”, pelo Grupo Desportivo do Agrupamento de Escolas D. João II

No dia 19, Feriado Municipal, actividades desportivas e de solidariedade também não vão faltar.

Numa organização do Santarém Basket Clube decorre entre as 9h30 e as 13h30, uma concentração de miniBasket, no Jardim da Liberdade com a presença de várias equipas do distrito de Santarém.

Às 10 horas, o Campo Chã das Padeiras é palco do Torneio Rugby de Veteranos VECA organizado pelo Rugby Clube de Santarém. Equipas: Rugby Clube de Santarém VET’s – Securitas; Agronomia Rugby, Dramático Cascais, Moita do Ribatejo, S. Miguel, C.R. Évora, R.C. Lousã e Grupo Montemor.

Às 12h30, realiza-se nas Omnias o tradicional almoço de solidariedade com a participação de duas instituições de solidariedade de Santarém, Lar dos Rapazes e Raparigas e a segunda homenagem ao Campino.

A animação vai estar a cargo dos “Alminhas Danadas” e “Madeira Show”

Organização: Tricofaite, com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém, AXA, Junta de Freguesia de Marvila e MELBILEX.

A segunda eliminatória do Campeonato Regional de Dança Desportiva está marcada para as 14 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal.



A NewStarDance apresenta a 2ª eliminatória do Campeonato Regional de Dança Desportiva nas modalidades de Latinas e Clássicas, com a presença de 250 dançarinos das várias escolas filiadas na Associação de Dança Desportiva de Santarém.

O programa contempla também um Torneio de Futebol Juvenil Festas de S. José, no dia 20 de Março, às 15 horas, no Campo da Escola Superior Agrária, organizado pela Scalabisport.

Para encerrar, uma marcha do coração, no dia 26 de Março, com início às 16 horas, no Jardim da Liberdade.

Tasquinhas com Comida Tradicional

Cavalariça – Casa do Campino

Horários: Dia 17 de Mar._18h00 às 00h00

18, 19 e 20 de Mar._11h00 às 24h00


Feira de Artesanato Regional

Cavalariça 1 – Casa do Campino

Horários:17 de Mar._18h00 às 00h00 18 de Mar._ 11h00 às 00h00

19 e 20 de Mar._10h00 às 24h00


Bares

Horários:17 de Mar._18h00 às 02h00

18 e 19 de Mar._11h00 às 03h00

20 Mar._11h00 às 00h00


Baptismos a Cavalo

Aquisição de ingressos no Secretariado




Informações:


Secretariado

E-mail: festas.sjose@gmail.com

Horário: 10h00 às 00h00

Sem comentários: