quarta-feira, setembro 16, 2009

Foto-reportagem do WORSHOP de Guitarra Portuguesa, de Pedro Amendoeira, em Vilnius!

Após o enorme interesse de muitas pessoas de se organizar um worshop de guitarra portuguesa, na capital lituana, desde a nossa viagem do ano passado, realizou-se, nos dias que estivemos em Vilnius, dentro da programação do Christopher Summer Festival, o primeiro workshop de guitarra portuguesa, do mano Pedro Amendoeira, com uma breve incursão sobre a história do instrumento e uma sintética história do Fado. Eu e o Nuno Guimarães contribuímos na parte teórica. O Pêpês acompanharam-me nalgumas expemplificações de fados tradcicionais e não só! Muito obrigada, meus queridos!!
Mas o principal foram os resultados práticos que foram visíveis logo no primeiro dia, após as primeiras indicações do "professor" Pedro sobre as unhas, as cordas e o próprio instrumento! Foi fantástico assistir à descoberta de um instrumento por parte dos "alunos" lituanos e que bem que se saíram, começando a tocar o fado das horas, depois o fado mouraria e até no segundo dia, um pouco do fado lopes!
Muitos parabéns a todos!! Congratulations, you were great!!
Muito obrigada!!








«Nos dias 10 e 11 de Agosto realizou-se em Vilnius a primeira workshop de guitarra portuguesa, promovida pelo Instituto Camões, pela Embaixada de Portugal e com a preciosa colaboração do "Christopher Summer Festival". Ministrada pelo excelente guitarrista português Pedro Amendoeira, de assinalar a colaboração excepcional de Joana Amendoeira, Paulo Paz e Pedro Pinhal, que em muito contribuíram para o sucesso desta iniciativa. Na workshop estiveram presentes basicamente guitarristas clássicos, quer do sexo masculino quer do sexo feminino, abrindo-se perspectivas para num futuro próximo poder vir a realizar-se mais apresentações deste instrumento musical português. A televisão lituana fez uma cobertura interessante do acontecimento: http://www.lrytas.lt/videonews/?id=12499931221249984630»

in Blogue OLÁ VILNIUS, de Nuno Guimarães.

3 comentários:

mz disse...

Olá Joana,
que bom que é ver a nossa cultura espalhada pelo mundo!
Fui ver o link - sente-se o interesse dos lituanos na nossa guitarra portuguesa, parabéns a eles, mas principalmente PARABÉNS A VOCÊS TODOS!

bjos

Duarte disse...

Joana, só hoje descobri o teu blog mas há muito tempo que te sigo.
Tudo começou com o primeiro disco que comprei; "Magia do fado", sabores de fado clássico numa excelente interpretação; depois "Joana Amendoeira", donde a "Balada da neve" me fez voltar ao Infante Dom Enrique, e recordar ao bom do José Amador, que nos obrigou a aprender de memória e a recitar este belo poema, que não cantas completo; por fim "À flor da pele", que me fez vibrar, uma voz que é uma caricia à flor da pele!... .
Sei que em Novembro vais estar perto, em Alicante, uns duzentos quilómetros para mim, desde Valência, e aqui quando?
Desejo-te muitos êxitos e que nunca decaia essa capacidade que tens de bem cantar, o fado.

Recebe todo o meu afecto através deste abraço virtual

encantos disse...

Parabens pela difusão do fado...
Gostei muito do video....