quarta-feira, maio 10, 2006


Caros Amigos,

Regressámos com a alma cheia!!

Foi uma experiência magnífica percorrer, nestes 20 dias, perto de 2500 km para chegar às catorze cidades suecas, passando por inúmeros lagos (muitos deles ainda gelados!), uma paisagem belíssima de água e árvores! Até ultrapassámos o Círculo Polar Árctico!

Sente-se uma calma revigorante naquele país!

Fomos recebidos de braços abertos, com uma enorme curiosidade pelo Fado! Revelaram-se apaixonados pela Língua Portuguesa, pela música do Fado e reconheceram nesta forma de expressão um pouco da sua própria alma! A Melancolia, a Saudade também se insere na identidade dos suecos, disseram-me inúmeras pessoas com quem tive oportunidade de conversar.
A SV Rádio (a rádio nacional sueca), que gravou o primeiro concerto de Estocolmo para transmitir posteriormente, e a Imprensa deram um relevante destaque à nossa presença, tendo sido publicados vários artigos a promover os concertos assim como foram publicadas críticas muito favoráveis!

Sinto-me muito feliz por ter encontrado salas invariavelmente esgotadas com audiências extremamente interessadas e expressivas! Muito mais do que eu poderia estar à espera, pela ideia pré-concebida de que os nórdicos são muito «frios»!

Tive a Felicidade de encontrar, nalgumas ocasiões, alguns portugueses que, na maior parte dos casos, ali viviam há muitos anos, e me diziam que ainda não tinham ouvido Fado na Suécia, e assim se soltava um emocionado: "Ah, Fadista!".

Missão cumprida e com fortes promessas de regressar ainda este ano!

Sem comentários: